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Franquia: o que é e para que serve

É um modelo contratual legislado no Brasil para o licenciamento do uso de marca ou patente sem qualquer vínculo empregatício. A marca, ou seja, o negócio, pode ser exercido também por terceiros com base em contrato de franquia que estabelece de forma direta e segura as regras para o licenciamento da marca franqueada. Ao franqueador, ou seja, o proprietário da marca, os benefícios de torná-la uma marca franquia são diversos, dentre os quais se destaca: - Controle do padrão de qualidade do negócio, sendo que este controle de qualidade não necessariamente pressupõe despesas, senão mudança de processos e procedimentos de gestão negocial; - Expansão da marca, tornando-a mais conhecida e sólida em um mercado fragmentado e competitivo; - Aumento significativo do rendimento da marca através, por exemplo, da chamada “taxa de franquia”; Ou seja, a concessão do uso da marca dentro dos padrões e das especificações estipuladas pelo franqueador, as quais devem ser rigidamente cumpridas pelos franqueados, permitindo que se aufira rendimentos pelo uso e pela simples concessão. - Controle sobre a marca e produtos, com aumento expressivo do faturamento e da distribuição dos produtos, atingindo um elevado numero de clientes, sem perder o gerenciamento e, ao mesmo tempo, aumentando o faturamento e reduzindo a quantidade de tempo dispendido. - Crescimento da relação menor esforço X maior produtividade.

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